8 perguntas para o investidor
1. Para si, o que é mais desafiador enquanto um investidor?
O mais desafiante como investidor é conseguir concretizar o negócio.

2. Como se tornou um investidor? Pode partilhar a sua breve história?
Tornei-me investidor porque senti a necessidade de criar um projeto que promova o turismo em cabo verde. Há 7 anos decidi por criar uma empresa editorial para publicação de conteúdos digitais de informação turística de cabo verde e como exemplo do que se faz mundialmente para o reforço de intervenção nas áreas complementares do turismo de cabo verde. Quando comecei não existia nada que dedicasse exclusivamente em termos de informação do turismo nacional e vi que existia essa lacuna num país em que o turismo é considerado o motor da economia. Por isso, forçosamente o turismo teria de ter o seu espaço, assim como a gastronomia.

3. Desde quando você investe? Em que áreas ou sector já investiu?
Desde de 2017.

4. Como avalia o seu perfil como investidor? Perfil conservador, moderado ou arrojado? E como é que isto tem impacto das suas decisões de investimentos?
Considero-me um investidor com perfil moderado e isso tem impacto nas minhas decisões de investimentos, porque não podemos investir mais do que as nossas capacidades. O investimento deve ser paulatinamente com o objetivo de tornar o investimento e o negócio sustentável e duradoiro.

5. Que história ou lição teve mais significado para si enquanto investidor?
Da minha experiência como investidor penso que temos de ser perseverantes e resilientes e dar passos firmes para a consolidação do negócio.

6. Que livro teve maior impacto em sua carreira enquanto investidor até agora? Você pode contar uma breve história de como esse livro impactou sua carreira?
Conheço muitos livros de investidores Benjamin Grahan, Warren Buffet, George Samuel, mas nenhum teve impacto enquanto investidor, simplesmente essas leituras e informações foram úteis para investir com sustentabilidade.

7. Quais são os principais erros que os investidores iniciantes devem evitar?
Na minha opinião os erros de investidores iniciantes que devem evitar é euforia no negócio, o desperdício dos financiamentos com coisas que não agregam valor ao investimento.

8. Se você pudesse dar apenas um conselho para um jovem investidor, o que você diria a ele?
Seja realista, sem medo e controla o seu tempo, mede o seu progresso e não siga cegamente a moda do empreendedorismo. 

Carlos Morgado
CEO
INFOPLUS LDA