8 perguntas para o investidor
1. Para si, o que é mais desafiador enquanto um investidor?
É saber diferenciar a emoção e a razão diante de uma oportunidade de um investimento. Eu confesso que uso não só, a minha intuição feminina ao meu favor, como a inteligência emocional para mim blindar em vários aspectos. Isso me traz confiabilidade para me arriscar em um perfil de investimento mais arrojado, criativo e inovador. Isso não deixa de ser desafiador na minha vida, eu tenho coragem em realizar meus sonhos no mundo dos negócios.

2. Como se tornou um investidor? Pode partilhar a sua breve história?
Eu nasci para empreender, ou seja, para ser empresária, sou muito criativa, costumo agir pela intuição. Desde criança que eu sonhava em criar e trabalhar por conta própria. Nunca tive dúvidas do que eu iria fazer, até que eu descobri que a comunicação e o marketing seria esta porta aberta para mim. Utilizei a comunicação para comunicar ao mercado o que eu tinha para oferecer, através da inovação e a criatividade voltada para as raízes africanas. Existe várias Áfricas que a humanidade desconhece. Antes de tudo isso busquei a minha formação, viajei muito, estudei o mercado interno e externo sobre o meu ponto de vista, planejamento, e uma visualização em relação a pluralidade cultural que existe no Continente africano. E ainda, continuo estudando muito devido as mudanças econômicas de cada país. É um mergulho intenso de cabeça no mercado da moda africana. Atualmente estou me especializando na área de editora de moda, só que com um diferencial dentro do setor.

3. Desde quando você investe? Em que áreas ou sector já investiu?
Comecei a minha jornada no mundo dos negócios em 1994 numa cidade no interior da Bahia, que era um pequeno escritório de publicidade. Que acabou falindo, devido lá não ter um mercado crescente nesta área. Depois retornei para a capital e trabalhei ensinando em escola infantil, fui vendedora em lojas, e finalmente entrei na área de comunicação, atuando como gerente de marketing de alguns shoppings centers em Salvador. Até sair e abrir o meu próprio negócio, uma empresa pioneira em fabricar produtos afro místico para o bem-estar. Esta empresa foi o grande divisor de águas na minha vida. Foi através dela que eu fui reconhecida nacionalmente num programa de TV no Brasil. Da Rede Globo um programa voltado para os empreendedores e empresários do Brasil, o Programa Pequenas Empresas e Grandes Negócios. Este foi o meu grande investimento que continua alimentando os meus sonhos e os novos projetos que nascem desta grande inovação no mercado de produtos místicos.

4. Como avalia o seu perfil como investidor? Perfil conservador, moderado ou arrojado? E como é que isto tem impacto das suas decisões de investimentos?
Antes de tudo eu me considero uma mulher ousada, gosto de desafios, não alimento medo em nada. Mas a coragem de seguir caminhos desconhecidos, que me levem para lugares que me desafiem em tudo. Portanto sou arrojada, se for decifrar isso na minha personalidade com certeza, irá encontrar uma Eliana Oliveira que apresenta características inovadoras, progressistas e ousada que se atira sem medo em projetos que tenham confiabilidade diante do mercado. O impacto é positivo e instigante a cada nova descoberta.

5. Que história ou lição teve mais significado para si enquanto investidor?
A lição de saber que ninguém é perfeito, e que errar é humano em todos os sentidos. Eu aprendi a cair, levantar, sacodir a poeira e dá a volta por cima. No mundo nos negócios estamos sempre girando numa roda gigante, uma hora estamos em cima, outras em baixo. É justamente quando eu estou em baixo, que reúno forças para fazer a roda girar.

6. Que livro teve maior impacto em sua carreira enquanto investidor até agora? Você pode contar uma breve história de como esse livro impactou sua carreira?
Esta pergunta surgiu numa hora muito especial para mim. Eu costumo trazer comigo boas lembranças da minha infância e uma delas está exatamente na paixão e amor pela literatura. Que surgiu quando eu era criança, a minha Tia Jandira Gomes foi a primeira pessoa a ver, isso em mim. Eu ficava horas e horas no quarto dos meus primos lendo os seus livros. Não é à toa que me tornei escritora e trabalho atualmente como editora chefe da Magazine Le Afrique Style Brazil, e também atuo como colunista e consultora de negócios na área de comunicação entre a África e o Brasil. Um roteiro cheio de histórias para contar ao mercado internacional e brasileiro. Voltando aos livros são muitos, que me trazem bons ensinamentos e grandes lições. Eu gosto de ler, isso me faz um grande bem e me ajuda a criar novas possibilidades de inovar no mercado da comunicação.
– Os segredos dos homens mais ricos do mundo.
– O segredo
– Como ficar rico
– O líder dos líderes
– Salomão o homem mais rico que já existiu
– Os segredos da mente milionária
– Em busca de esperança
– Faça dar certo
– A mágica do sucesso
– Caminhos e escolhas
– O que os ricos sabem e não contam.
 
E o meu livro que se tornou uma grande obra dentro da literatura africana mundial. É com muito orgulho que eu trago este trabalho e destaco ele aqui nesta entrevista o Ojúran O Mistério Revelado Pelos Ancestrais é o meu livro da vida. Este dicionário dos sonhos do culto africano que na realidade é a nossa comunicação com o plano espiritual através dos sonhos, transe e visão baseado em fatos reais. Me tornou a primeira mulher no mundo a ter acesso a este mistério oculto, que está descrito biblicamente nas escrituras sagradas através dos sonhos de José do Egito, Daniel que decifrava visões e de João que em transe, descreveu o Apocalipse uma revelação oculta para a humanidade. Um livro de comunicação entre a mente, e a vibração energética que faz parte do universo, a física quântica ao alcance do homem que busca entender os mistérios da vida. E esta obra escrita por mim, está sendo reconhecida internacionalmente no mercado literário mundial, é com muita honra que destaco que ele hoje se encontra em vários países, o que me traz uma sensação de dever cumprido por esta pesquisa que levou 6 anos em viagem pela África.
O reconhecimento público veio através de 2 prêmios, um no ano 2020 Prêmio Quality do Desenvolvimento em São Paulo realizado pela Tribuna Livre. E o QML Award 2022 (Queen Moremi Leadership Award) realizado na Nigéria pelo Rei Ooni Adeyeye Ogunwusi (Ojaja II). Um reconhecimento por eu ser uma mulher empreendedora, visionária que está destacando através das minhas ações a ancestralidade africana no mundo. Eu não poderia terminar e deixar de destacar que a minha obra hoje faz parte da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e também está na livraria da Universidade Harvard.

7. Quais são os principais erros que os investidores iniciantes devem evitar?
A ansiedade é um fator que faz você fazer escolhas erradas sem antes analisar os riscos que estão ali presentes. Busque estudar melhor o mercado, se você está pronto para enfrentar os altos e baixos que fazem parte do mundo dos negócios. Buscar a sua liberdade de ser autêntico com aquilo que você está oferendo seja um serviço, ou um produto. Jamais coloque a emoção diante de uma negociação. Seja o primeiro a chegar e o último a sair. Um antigo ditado brasileiro diz, que; “o olho do dono é quem engorda o gado”.
Evite investir sem conhecer o negócio. O grande lance está em buscar qualificação, pesquisar melhor o mercado, o melhor momento para investir. E buscar sempre se atualizar, inovar, e ver que a criatividade é a grande porta que se abre para quem quer ser um grande investidor, no mundo dos negócios.

8. Se você pudesse dar apenas um conselho para um jovem investidor, o que você diria a ele?
Busque ter conhecimento financeiro e não deixe de se comunicar com o mundo dos negócios. Nenhum negócio pode ser realizado sem ter uma boa comunicação. A comunicação é a imagem dita sobre quem você é, e o que você representa no mundo dos negócios. Uma boa comunicação é a certeza de sucesso, crescimento e bons negócios. Utilize desta ferramenta para se lançar, e se mostrar no mundo dos investidores.

Eliana Oliveira
CEO e Editora Chefe
Magazine Le Afrique Style Brazil

Brazil