8 perguntas para o investidor
1. Para si, o que é mais desafiador enquanto um investidor?
Gerir o meu apetite ao risco face à volatilidade do mercado.

2. Como se tornou um investidor? Pode partilhar a sua breve história?
Quando comecei a empreender e ajudar pessoas a criar negócios. Sempre quis ter muito sucesso, mas nunca tinha percebido o código desse cadeado até descobrir o desenvolvimento pessoal através dos livros Pai Rico Pai Pobre e o Pense e Fique Rico de Napoleon Hill. Desde aí, comecei a estudar muito os temas a volta de mentalidade milionária e sobre a literacia financeira e como gerir e criar riqueza. Tive a sorte de emigrar para o Reino Unido e ter trabalhado, por 6 anos, numa empresa do ramo automóvel, no segmento de luxo, tendo tido um boss e vários clientes milionários que muito me ensinaram sobre dinheiro. Desde aí nunca mais parei e comecei a ganhar o gosto pelos mercados financeiros e ativos do ramo imobiliário e negócios. Acho importante dizer que o maior investimento que ainda hoje faço e que me traz o maior retorno, SEMPRE, é o investimento no conhecimento e estar em ambientes onde estes temas são debatidos e discutidos abertamente.

3. Desde quando você investe? Em que áreas ou sector já investiu?
Desde 2020, nos mercados financeiros, no sector imobiliário e em startups.

4. Como avalia o seu perfil como investidor? Perfil conservador, moderado ou arrojado? E como é que isto tem impacto das suas decisões de investimentos?
Eu adoro arriscar porque acredito que o risco de ganhar é muito mais cativante que pensar no risco de perder e percebendo que vivemos em ciclos e com o fator tempo do nosso lado, as vezes vamos perder para ganhar. Eu acredito que perder faz parte da vitória e por isso tenho muita paciência e consciência que nem sempre vamos acertar mas quanto maior for o risco de perder, maior vai ser o risco de ganhar, desde que a análise nos der indicadores de crescimento a longo prazo, estou dentro.

5. Que história ou lição teve mais significado para si enquanto investidor?
Investir em conhecimento traz o maior retorno. Aprendi isso da pior maneira porque perdi alguns investimentos quando pensava como um trader e não como investidor. Eu andava a ser conservador e não percebia as leis da natureza e nem assumia inteira responsabilidade de que tudo acontece para nos ensinar algo, desde que prestemos atenção.

6. Que livro teve maior impacto em sua carreira enquanto investidor até agora? Você pode contar uma breve história de como esse livro impactou sua carreira?
Podia falar de vários livros que me abriram portas para o mundo das finanças pessoais e vou numerar alguns como: O Homem Mais Rico da Babilónia, Pai Rico Pai Pobre, O segredo Da Mente Milionária, O Milionário Automático, etc., Mas como investidor, há três livros em particular que me marcam mais e eles são:
– O investidor Inteligente de Benjamin Graham
– Guia do Investidor de Robert Kiyosaki
– Psicologia do Dinheiro de Morgan Housel
 
Estes permitiram-me entrar mais a fundo neste mundo do investimento e ainda hoje os leio quando preciso.

7. Quais são os principais erros que os investidores iniciantes devem evitar?
Investir com a emoção e não investir em tempo, energia e dinheiro suficiente em conhecimento sobre investimentos e sobre as áreas de negócio em que se quer investir. Esses foram os erros que eu cometi no início e paguei uma fatura elevada e por isso aconselho sempre as pessoas a prestarem atenção para não cometerem estes erros.

8. Se você pudesse dar apenas um conselho para um jovem investidor, o que você diria a ele?
Investe em conhecimento e mantém-te perto de investidores, enquanto investe com a mentalidade e visão a longo prazo porque tem o fator TEMPO a seu favor.

Abdel Camará
Empreendedor | Coach | Consultor | Palestrante & Autor
AC Coaching & Consulting Ltd

Inglaterra