8 perguntas para o investidor
1. Para si, o que é mais desafiador enquanto um investidor?
Vou abordar a questão em duas perspectivas: uma enquanto Investidor Anjo, e nesse enquadramento, diria que o mais desafiador é encontrar empreendedores com projetos inovadores e preparados para terem sócios na empresa; e outra enquanto investidor normal e neste caso direi que é encontrar o parceiro ideal.

2. Como se tornou um investidor? Pode partilhar a sua breve história?
Já tive várias empresas, na área da consultoria, empreendedorismo, restauração e mais recentemente indústria. Sempre tive vontade de ter o meu próprio negócio e criei a minha primeira empresa em 2007, uma empresa de consultoria com quatro sócios. Recentemente, iniciei a aventura pelos investimentos anjo, investindo pequenas quantias em projetos inovadores promovidos por jovens. Com o investimento anjo, tenho a oportunidade de ajudar o desenvolvimento de novos negócios com a minha experiência e rede de contatos.

3. Desde quando você investe? Em que áreas ou sector já investiu?
Já me adiantei na resposta na pergunta anterior…

4. Como avalia o seu perfil como investidor? Perfil conservador, moderado ou arrojado? E como é que isto tem impacto das suas decisões de investimentos?
Sou conservador, gosto de ter toda a informação e planos para decidir. Não faço nenhum investimento sem ter um plano de negócio. Muitas vezes a negociação acaba por não se concretizar, mas quando fecho o negócio sou bastante dinâmico.

5. Que história ou lição teve mais significado para si enquanto investidor?
Numa sociedade é importante definir muito bem a relação entre os sócios, no início é tudo bonito, mas quando a tesouraria aperta, geralmente, existem surpresas. Nada como ter tudo bem definido e formalizado, e sempre manter as contas em dia (contabilidade) para conhecer a saúde da sua empresa/investimento.

6. Que livro teve maior impacto em sua carreira enquanto investidor até agora? Você pode contar uma breve história de como esse livro impactou sua carreira?
Não consigo ligar um livro à minha vida como investidor.

7. Quais são os principais erros que os investidores iniciantes devem evitar?
Aceitar mais trabalhos do que a capacidade que tem para os realizar e má gestão da tesouraria (confundir o dinheiro da empresa com o seu dinheiro pessoal).

8. Se você pudesse dar apenas um conselho para um jovem investidor, o que você diria a ele?
Aproveita o movimento de Investidor Anjo, uma pessoa com experiência, recursos e que acredita em ti. Abre o capital da tua empresa, pelo valor justo e expande o teu negócio.

Rui Levy
Presidente
ABAC – Associação Business Angels de Cabo Verde