8 perguntas para o investidor
1. Para si, o que é mais desafiador enquanto um investidor?
Entre os muitos desafios, destacam-se três temas muito importantes:
 
1. Como empresário estrangeiro, há uma enorme necessidade de uma “Guia para empresários”… Em Cabo Verde, você é jogado no fundo do poço, por assim dizer, e você é referido para o “BO” que você nunca ouviu falar! Ajuda na orientação em termos de conhecimento jurídico, finanças, na minha opinião, este é um ponto que pode definitivamente ser apanhado e melhorado. Como empresário imigrante ou estrangeiro, não se sabe por onde começar, como estar e como funcionam as regras em Cabo Verde.
 
2. Encontrar o pessoal certo e competente. As culturas e mentalidades variam de país para país. As pessoas que querem fazer negócios em Cabo Verde devem estar muito conscientes e entender isso. Os contrastes entre países africanos e países europeus ou americanos são incomparáveis. A forma de comunicar, a ética do trabalho e o sentido de responsabilidade é completamente diferente. Como empreendedor, você quer vender e manter os clientes voltando. Para isso você precisa das pessoas certas e mixe de marketing, “serviço & qualidade”, parece muito simples, mas em execução é a parte mais difícil do processo de negócios, porque uma grande parte das pessoas competentes partem para outros países como Portugal…
 
3. Outro desafio são os muitos dias de feriados. Cabo Verde tem demasiados dias de feriados. Se queremos desenvolver uma economia com uma mentalidade de trabalhador, tem de haver uma separação clara entre o sector privado e o sector público. É inaceitável que as autoridades centrais e locais continuem a atribuir feriados e que, consequentemente, tenhamos encargos duplos. Em Cabo Verde temos desafios suficientes para não podermos receber turistas durante todo o ano, por isso, agora é tempo de dar um enorme impulso à economia e pôr toda a gente a trabalhar. Porque definitivamente há trabalho!

2. Como se tornou um investidor? Pode partilhar a sua breve história?
Eu nasci e cresci em Mindelo, a ilha da música. Fui a primeira filha do campeão de boxe da África Ocidental, “Titino Boxer”. Sempre tive grandes sonhos desde criança. Como o meu pai, nasci com uma intuição fina para os negócios, um grande coração e olho para “o que está faltando”. O meu pai havia me enviado para a Europa no início dos anos setenta, comecei a trabalhar no setor de hospitalidade imediatamente. Primeiro em um bed and breakfast familiar e depois em um dos grandes hotéis da cidade de Roterdã, na Holanda. Trabalhei duro e investi em vários imóveis, ajudei a família e muitos cabo-verdianos. Como queria motivar os meus filhos a terem uma mente aberta, viajava com eles ao redor do mundo. Dessa forma, abririam seus horizontes e veriam o que o mundo tem a oferecer.

3. Desde quando você investe? Em que áreas ou sector já investiu?
Depois de vários investimentos e negócios no estrangeiro, eu e a minha filha fundamos uma empresa que se concentra no turismo chamada “The Georgette Group” em 2010. A empresa familiar desenvolve e oferece acomodações únicas e passeios exclusivos. O Grupo Georgette foi um sucesso desde o início e obteve grande resposta para o mercado turístico. Os conceitos foram bem sucedidos porque criam a “experiência @home” (sentir em casa), os conceitos são único e inovadores. Os locais proporcionam excelentes serviços. Esta mistura de nova oferta desempenhou um papel importante para o sucesso alcançado jogado fora nos vários rankings e avaliações.
 
“Georgette”, representa uma mulher forte, experiente, independente, sensível, feroz que venceu tempos extremamente difíceis mantendo sua fé e acreditando em si mesma.
 
Hotel Chateau Georgette como cereja em cima do bolo, desenvolvemos um conceito de hotel temático de castelo chamado “Hotel Chateau Georgette”. Este conceito é realizado na primeira ilha de Cabo Verde, Santo Antão a onde nasceu o meu avô, Mestre Kunk (Theodoro Gomes). O hotel foi construído no meio do belíssimo Vale de Paul. O conceito único abrange as minhas palavras, “Nada é demais…”.
 
Confira o hotel no site www.hotelchateaugeorgette.com e leia sobre todas as coisas incríveis que Georgette e sua equipe criaram para os hóspedes.

4. Como avalia o seu perfil como investidor? Perfil conservador, moderado ou arrojado? E como é que isto tem impacto das suas decisões de investimentos?
Acredito que fazemos negócios de uma forma moderna. Assumimos riscos calculados e analisados. Santo Antão é e será, “A ilha” e São Vicente terá o estatuto de ilha “hop on” em ligação com o aeroporto. Sem sombra de dúvida.
Quando se trata de operações de negócios, acreditamos em uma empresa em rápido crescimento com muitas ambições. Uma empresa em rápido crescimento também requer uma política de pessoal moderna e dinâmica, na qual o pessoal cresce junto com ele, também para motivar e estimular.

5. Que história ou lição teve mais significado para si enquanto investidor?
Há alguns deles:
1. Que, ao contrário de outros países, você não é nada sem uma rede.
2. Que casos complexos sejam resolvidos com paciência, respeito e calma.
3. Que se não funcionar com um membro da equipe, você não deve ficar arrastando os pés por muito tempo, mas procure alguém que se encaixe melhor com a filosofia do grupo ou da empresa.

6. Que livro teve maior impacto em sua carreira enquanto investidor até agora? Você pode contar uma breve história de como esse livro impactou sua carreira?
É extremamente difícil aplicar um estilo de liderança ou uma determinada literatura. Em Cabo Verde e certamente Santo Antão, a liderança não pode ser apreendida numa frase porque se está a lidar com uma escassa oferta de pessoal qualificado e muitos outros aspetos como a cultura e a autenticidade local.

7. Quais são os principais erros que os investidores iniciantes devem evitar?
1. Nunca tomar decisões sem fazer perguntas às pessoas certas.
2. Esteja sempre representado legalmente e consulte-o antes de tomar quaisquer declarações ou decisões..

8. Se você pudesse dar apenas um conselho para um jovem investidor, o que você diria a ele?
Certamente não é fácil, mas também não é impossível. Pense bem: se você começar um negócio, sua vida mudará completamente.
Envolva-se sempre, especialize-se na profissão para que conheça todos os meandros do negócio e das responsabilidades legais. Seja sempre solidário e gentil mesmo quando estiver cansado e estressado.

Georgette Pires
Direção
Hotel Chateau Georgette

Cabo Verde